Conheça as principais vantagens do Boleto Integrado e PIX cobrança!


Quando o Banco Central anunciou a inovação do PIX, a maior expectativa era de uma solução que tornasse extintos os boletos. Mas, de fato, o que aconteceu foi uma evolução do sistema. O que temos agora é o Boleto Integrado e o PIX Cobrança.Conheça as principais vantagens do Boleto Integrado e PIX cobrança!

Além de todas as vantagens que a dinâmica de pagamentos digitais instantâneos trouxe por meio do PIX, as empresas ganharam uma excelente alternativa para otimizar sua gestão de caixa.

Neste artigo, vamos conferir com mais detalhes o que é o Boleto Integrado e PIX cobrança e quais são suas principais vantagens para clientes e empresas. Continue a leitura!


Como funciona o Boleto Integrado e PIX Cobrança?


O PIX nasceu em fevereiro de 2020, entrando em

operação apenas em novembro do mesmo ano, o que ofereceu a partir de então uma otimização a todo o sistema financeiro do Brasil por meio de pagamentos digitais instantâneos.

Mas, para satisfazer a principal expectativa do mercado, faltava um detalhe: pagamentos futuros. Isso porque o PIX, até então, só permitia a geração de QR codes para transações imediatas.

Contudo, em maio de 2021, o Banco Central liberou a funcionalidade de Boleto Integrado, que ficou conhecida como PIX Cobrança.

Agora, será possível também gerar códigos de pagamento com informações além do valor da transação, como:

  • data de vencimento;

  • descontos;

  • multas;

  • juros;

  • dados do emissor do boleto;

  • dados do pagador etc.

No entanto, vale destacar que somente a partir de julho as pessoas poderão experimentar as vantagens de pagar boletos pelo PIX. Até lá, as empresas devem preparar seus sistemas para a implementação do novo recurso, o que deve impactar sua gestão financeira.


Quais as principais vantagens do PIX Cobrança?


Agora, lojistas, empreendedores digitais, prestadores de serviços e qualquer pessoa que emita regularmente boletos poderá usar o PIX Cobrança para operar seus processos. Nesse sentido, conheça as principais vantagens da novidade.


Gestão eficaz


Um dos principais pontos positivos do PIX Cobrança é a otimização que ele permite à gestão de fluxo de caixa. Afinal, os antigos boletos levam até 3 dias para serem compensados. Agora, como é característico dessa inovação, o registro de pagamento é imediato.

Ademais, mediante integração digital, as empresas poderão facilitar de maneira extraordinária o controle de seus recursos, diminuindo drasticamente a necessidade de lançamentos manuais.


Praticidade


A implementação de geração de pagamentos por meio de APIs vai permitir às empresas considerável redução de custo com a operacionalização do sistema de cobrança.

Dependendo do modelo de negócio, a empresa poderá integrar códigos de pagamento em seus sites, softwares e aplicativos.

Além disso, os modelos comuns de boleto impresso ou digital funcionarão da mesma maneira. A diferença é que o código de barras dará lugar ao QR code.


Segurança


Com o sistema todo integrado e assegurado pelo Banco Central, as transações podem ser realizadas com muito mais segurança para empresas e clientes.

Afinal, é necessário vincular uma chave que conecta as informações bancárias das partes a um sistema de controle sofisticado que permite a fiscalização facilitada.

Agora sim, parece que podemos finalmente dar adeus aos TEDs e DOCs. Com o novo Boleto Integrado e PIX Cobrança, as formas de transação limitadas por tempo de processamento deverão ser em breve descontinuadas.

Gostou de saber mais sobre essa novidade? Então, aproveite entre em contato com o ERP Deltaze e comece a automatizar todos os processos da sua empresa!

Queremos conhecer as dores da sua empresa, após diagnóstico, receitar o Deltaze ERP. 

Descubra como podemos revolucionar a gestão do seu negócio. Nossos consultores farão uma analise para verificar a aderência do Deltaze ERP na sua empresa e depois poderá testar gratuitamente por 15 dias.

Entramos em contato com você!