Fluxo de caixa para pequenas e médias empresas


Uma gestão financeira eficiente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa e, para ser feita adequadamente, o controle do fluxo de caixa é essencial para pequenas e médias empresas também.

Ter gerência dos processos financeiros que ocorrem em um negócio é fundamental para uma administração de qualidade.

No entanto, a realidade no mercado, sobretudo para pequenas e médias empresas, é que há uma grande dificuldade do empresário em realizar o controle financeiro do seu negócio.

Setores de atuação como distribuidores, atacadistas, prestadores de serviços e indústrias de pequeno e médio porte, encaram grandes desafios quando o assunto é fluxo de caixa, principalmente por falta de ferramentas que auxiliem nesta tarefa.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de ter um fluxo de caixa organizado e dicas de como garantir o crescimento sustentável de uma empresa.


O que é o fluxo de caixa?


Em resumo, fluxo de caixa é toda a movimentação de entrada e saída de dinheiro de um negócio. Ou seja, trata-se da relação de tudo o que você recebe e aquilo que é necessário ser pago.

Por meio desta ferramenta, o gestor tem a possibilidade de acompanhar em detalhes todas as transferências financeiras que ocorrem na empresa e organizar as movimentações diárias, semanais e mensais.

Na prática, isso significa que, se uma grande quantidade de dinheiro entra em um determinado dia, por exemplo, não significa que toda aquela quantia se efetivará em lucro, pois é preciso considerar todas as saídas programadas para aquele mês.

Em síntese, é o registro de todas as operações relacionadas ao dinheiro de um negócio. Por verificar todas essas transações que o fluxo de caixa é indispensável na gestão de organizações de qualquer porte.

Ainda assim, é comum observar em pequenas e médias empresas observar um certo descontrole das movimentações.


Por que razão o fluxo de caixa é importante para seu negócio?


Seja por falta de conhecimento ou ferramentas que auxiliem neste trabalho, muitos gestores não realizam a organização correta do fluxo de caixa, o que pode colocar a saúde financeira da empresa em perigo.

Sem um controle rígido de todos os pagamentos que deverão ser feitos e um planejamento eficiente das entradas, não é possível criar uma estrutura de crescimento para as companhias.

Empresas de pequeno e médio porte, principalmente por terem uma realidade mais restrita em termos financeiros, precisam ter um controle de dinheiro muito mais rígido.

Somente esta dinâmica evitará o desequilíbrio das contas e possibilitará o seu crescimento.

Afinal, qualquer falha na organização do fluxo de caixa, como perda de prazos de pagamento, pode resultar na falta de recursos para honrar os compromissos da empresa.


Os benefícios de ter uma ferramenta para seu fluxo de caixa


Visualizar facilmente sua receita recorrente e de recebíveis, alinhando prazos e valores disponíveis em caixa, é o que irá tornar uma gestão financeira muito mais prática e eficiente.

Como resultado, um fluxo de caixa organizado, com informações importantes sempre disponíveis, irá possibilitar maior crescimento nos negócios.

A negociação com parceiros e fornecedores será muito mais lucrativa se o gestor souber antecipadamente qual sua situação financeira naquele momento.

O Deltaze ERPé uma ferramenta de gestão que auxilia gestores e empresários a realizar controle do fluxo de caixa através de funções como:

  • armazenamento de dados;

  • controle de despesas;

  • fácil visualização das informações;

  • avisos de pagamento;

  • integração bancária;

  • previsão orçamentária.

O Deltaze é o ERP em nuvem que oferece de um jeito simples, prático e acessível, às pequenas e médias empresas, uma solução completa de gestão empresarial.

Com nossa ferramenta, o controle do fluxo de caixa da sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, se tornará muito mais eficiente!

Entre em contato com a nossa equipe de consultores e comece seu teste gratuito da plataforma por sete dias!

Descubra como uma ferramenta inovadora pode transformar seu negócio!




O6YWBJ0.jpg

Queremos conhecer as dores da sua empresa, após diagnóstico, receitar o Deltaze ERP. 

Descubra como podemos revolucionar a gestão do seu negócio. Nossos consultores farão uma analise para verificar a aderência do Deltaze ERP na sua empresa e depois poderá testar gratuitamente por 15 dias.

Entramos em contato com você!