Atendimento ao cliente: 4 dicas para experiência do consumidor


Quer melhorar o atendimento ao cliente? Confira as nossas dicas!


Uma boa experiência de compra faz toda a diferença para a fidelização do consumidor. Afinal, pessoas satisfeitas retornam para novos negócios e ainda contribuem para a divulgação da sua marca. Por essa razão, é fundamental investir em estratégias eficientes de atendimento ao cliente.

Isso vale para empresas de qualquer porte ou atividade. Para garantir a satisfação (e o retorno) dos clientes, é preciso investir na gestão de informações e no bom atendimento. A regra é importante ao longo de toda a jornada de compras do consumidor, desde a pesquisa de preços até a etapa do pós-venda.

Continue a leitura de nosso post para descobrir como fazer isso e se destacar no mercado!



Entenda a importância da experiência do consumidor


Claro que preço e qualidade são essenciais para o sucesso do negócio. No entanto, é preciso entender isso como o básico, não é mesmo? Afinal, o mínimo que os seus clientes esperam é a adequação e a competitividade dos produtos e serviços.

Hoje, para o seu negócio se destacar, é preciso ir além e surpreender o consumidor. Assim, as boas práticas de atendimento, em todas as etapas da compra, são determinantes para que os clientes tenham uma boa experiência com a sua marca.

Isso é ainda mais relevante em e-commerces, quando o cliente não tem contato direto com a sua equipe. Dessa forma, com o crescimento dos canais digitais de compra, cada vez mais os consumidores buscam informações online, que devem ser precisas e ágeis.

Além disso, o pós-venda é essencial para a credibilidade de seu empreendimento. Normalmente, as empresas mais reclamadas em serviços de proteção ao consumidor são aquelas que, além de não prestarem bons serviços, também não oferecem canais de atendimento para solucionar problemas após a concretização do negócio, como vícios nos produtos ou atraso nas entregas.


Descubra como ter o melhor serviço de atendimento ao cliente


O reconhecimento pela excelência ao lidar com seus clientes é fundamental para que sua empresa se destaque no mercado. Assim, confira a seguir como fazer isso!


1.Diversifique os canais de atendimento


Telefone, e-mail, WhatsApp, redes sociais ou mesmo presencialmente: todos os canais precisam atender às demandas dos consumidores, com agilidade e eficiência. Para tanto, é preciso treinar e motivar a equipe, para que possa oferecer o melhor suporte ao cliente.

Além disso, sua empresa pode apostar também nos chatbots. Nos canais digitais, esses sistemas permitem respostas ágeis e contribuem para a triagem de cada demanda.


2.Conheça o seu cliente


Ao receber um contato em um dos canais, é importante saber quem é esse cliente. A pessoa (física ou jurídica) já comprou com você? O produto já chegou? Houve algum atraso na entrega? Existe um histórico de contatos?

Ter essas informações em mãos, de forma ágil, garante um atendimento com maior qualidade e contribui para a resolução do problema. Para tanto, vale investir em um sistema que simplifique o relacionamento com o cliente (CRM). O armazenamento de dados em nuvem ajuda a ter respostas mais rápidas e assertivas.


3.Faça uma boa gestão de estoque


Não há nada pior do que vender um item fora de estoque. Isso porque essa falha acaba levando ao atraso na entrega e, consequentemente, à insatisfação do cliente. Além disso, pode resultar no cancelamento da compra e na perda da credibilidade da empresa.

Assim, para evitar a ocorrência de tais problemas, adote sistemas de gestão que simplifiquem o armazenamento dos dados da operação e que possam ser acessados em qualquer local. Por exemplo, se um vendedor efetua um negócio no endereço do cliente, é preciso que a consulta ao estoque esteja disponível, ao alcance de poucos cliques.

Com um software de gestão empresarial (ERP) com dados armazenados em nuvem, é possível verificar prazos, preços e forma de entrega, garantindo a melhor experiência de compra para o cliente.


4.Use a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente

As novas ferramentas também são fundamentais para aprimorar o atendimento ao cliente, que terá suas demandas atendidas de forma rápida e eficiente. Cada vez mais, a tecnologia é um grande diferencial das organizações de sucesso.

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