Quando o Banco Central anunciou a inovação do PIX, a maior expectativa era de uma solução que tornasse extintos os boletos. Mas, de fato, o que aconteceu foi uma evolução do sistema. O que temos agora é o Boleto Integrado e o PIX Cobrança.Conheça as principais vantagens do Boleto Integrado e PIX cobrança!
Além de todas as vantagens que a dinâmica de pagamentos digitais instantâneos trouxe por meio do PIX, as empresas ganharam uma excelente alternativa para otimizar sua gestão de caixa.
Neste artigo, vamos conferir com mais detalhes o que é o Boleto Integrado e PIX cobrança e quais são suas principais vantagens para clientes e empresas. Continue a leitura!
Como funciona o Boleto Integrado e PIX Cobrança?
O PIX nasceu em fevereiro de 2020, entrando em
operação apenas em novembro do mesmo ano, o que ofereceu a partir de então uma otimização a todo o sistema financeiro do Brasil por meio de pagamentos digitais instantâneos.
Mas, para satisfazer a principal expectativa do mercado, faltava um detalhe: pagamentos futuros. Isso porque o PIX, até então, só permitia a geração de QR codes para transações imediatas.
Contudo, em maio de 2021, o Banco Central liberou a funcionalidade de Boleto Integrado, que ficou conhecida como PIX Cobrança.
Agora, será possível também gerar códigos de pagamento com informações além do valor da transação, como:
data de vencimento;
descontos;
multas;
juros;
dados do emissor do boleto;
dados do pagador etc.
No entanto, vale destacar que somente a partir de julho as pessoas poderão experimentar as vantagens de pagar boletos pelo PIX. Até lá, as empresas devem preparar seus sistemas para a implementação do novo recurso, o que deve impactar sua gestão financeira.
Quais as principais vantagens do PIX Cobrança?
Agora, lojistas, empreendedores digitais, prestadores de serviços e qualquer pessoa que emita regularmente boletos poderá usar o PIX Cobrança para operar seus processos. Nesse sentido, conheça as principais vantagens da novidade.
Gestão eficaz
Um dos principais pontos positivos do PIX Cobrança é a otimização que ele permite à gestão de fluxo de caixa. Afinal, os antigos boletos levam até 3 dias para serem compensados. Agora, como é característico dessa inovação, o registro de pagamento é imediato.
Ademais, mediante integração digital, as empresas poderão facilitar de maneira extraordinária o controle de seus recursos, diminuindo drasticamente a necessidade de lançamentos manuais.
Praticidade
A implementação de geração de pagamentos por meio de APIs vai permitir às empresas considerável redução de custo com a operacionalização do sistema de cobrança.
Dependendo do modelo de negócio, a empresa poderá integrar códigos de pagamento em seus sites, softwares e aplicativos.
Além disso, os modelos comuns de boleto impresso ou digital funcionarão da mesma maneira. A diferença é que o código de barras dará lugar ao QR code.
Segurança
Com o sistema todo integrado e assegurado pelo Banco Central, as transações podem ser realizadas com muito mais segurança para empresas e clientes.
Afinal, é necessário vincular uma chave que conecta as informações bancárias das partes a um sistema de controle sofisticado que permite a fiscalização facilitada.
Agora sim, parece que podemos finalmente dar adeus aos TEDs e DOCs. Com o novo Boleto Integrado e PIX Cobrança, as formas de transação limitadas por tempo de processamento deverão ser em breve descontinuadas.
Gostou de saber mais sobre essa novidade? Então, aproveite entre em contato com o ERP Deltaze e comece a automatizar todos os processos da sua empresa!
Comments