A comissão de vendedores é uma estratégia importante e fundamental para a área comercial de diversas empresas. Afinal, essa simples ação permite agregar mais engajamento, incentivo, reconhecimento e, consequentemente, mais resultados para o negócio.
Por outro lado, essa espécie de “remuneração extra” precisa ser devidamente planejada, calculada e monitorada ao longo das vendas, o que é imprescindível para a saúde financeira da empresa.
E se você está lendo este texto é porque busca dicas e ideias práticas sobre como controlar a comissão de vendedores no dia a dia. Para isso, nós separamos alguns conselhos imbatíveis. Boa leitura!
Qual a importância de planejar metas e comissões de vendedores?
Como bem resumimos acima, as metas e comissões de vendedores são estratégias de suma importância para os negócios e, claro, com vantagens diretas aos colaboradores do setor comercial.
Porém, é imprescindível que esses valores, percentuais e a própria dinâmica de funcionamento de pagamentos sejam planejadas adequadamente para não se tornarem um risco ou problema financeiro para a empresa.
E, indiscutivelmente, isso é papel crucial dos gestores, tanto na definição das métricas, como no monitoramento e controle das comissões de vendedores.
E como organizar e controlar as comissões de vendedores na prática?
A seguir, destacamos dicas essenciais e básicas que todo gestor deve levar em consideração ao definir e controlar as comissões de seus vendedores. Confira!
Defina valores e percentuais factíveis
O primeiro passo no planejamento e controle das comissões de vendedores se refere à definição adequada dessa remuneração.
Em outras palavras, não há uma “receita pronta” ou padrão de comissão que se aplique para todas as vendas e produtos.
Na verdade, trata-se de um planejamento estratégico, que precisa considerar a análise e disponibilidade de uma boa margem de lucro embutida naquela venda.
Logo, a comissão de vendedores deve ser uma parcela desse ganho, mas de preferência, tomando em conta também outros fatores importantes, tais como:
custos de entregas;
riscos;
gastos com possíveis devoluções, etc.
Elabore uma dinâmica de funcionamento
Como bem resumimos, as comissões de vendedores são fatores estratégicos e variáveis. Portanto, isso significa que eles podem seguir modelos e dinâmicas diferentes de funcionamento.
Em outras palavras, você pode estipular valores fixos ou variáveis, conforme as necessidades e características dessas negociações, desde que haja formas viáveis e eficientes para controlar isso.
Invista em um ERP completo
Aproveitando o gatilho acima, controlar as comissões de vendedores requer mais do que organização e planejamento, mas também infraestrutura e sistemas próprios para isso.
E, sem dúvidas, um ERP é a solução ideal para realizar esse tipo de tarefa, amplificando diversas possibilidades de outros controles.
O ERP da Deltaze, por exemplo, é uma solução dinâmica, inteligente e extremamente prática para controlar as comissões de vendedores, além de outras inúmeras facilidades.
Um dos diferenciais desse software é a flexibilidade de permitir que as comissões sejam cadastradas, tanto em percentuais fixos, como variáveis, de acordo com as margem que o seu vendedor negocia naquela venda.
Enfim, essas são algumas dicas e conselhos básicos sobre como planejar e controlar as comissões de vendedores de sua empresa de forma prática, eficiente e inteligente. E, como bem vimos, hoje já há soluções completas e dinâmicas para tornar isso ainda mais viável e aplicável a qualquer tipo de empresa.
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