Como controlar a comissão de vendedores?


A comissão de vendedores é uma estratégia importante e fundamental para a área comercial de diversas empresas. Afinal, essa simples ação permite agregar mais engajamento, incentivo, reconhecimento e, consequentemente, mais resultados para o negócio.

Por outro lado, essa espécie de “remuneração extra” precisa ser devidamente planejada, calculada e monitorada ao longo das vendas, o que é imprescindível para a saúde financeira da empresa.

E se você está lendo este texto é porque busca dicas e ideias práticas sobre como controlar a comissão de vendedores no dia a dia. Para isso, nós separamos alguns conselhos imbatíveis. Boa leitura!


Qual a importância de planejar metas e comissões de vendedores?


Como bem resumimos acima, as metas e comissões de vendedores são estratégias de suma importância para os negócios e, claro, com vantagens diretas aos colaboradores do setor comercial.

Porém, é imprescindível que esses valores, percentuais e a própria dinâmica de funcionamento de pagamentos sejam planejadas adequadamente para não se tornarem um risco ou problema financeiro para a empresa.

E, indiscutivelmente, isso é papel crucial dos gestores, tanto na definição das métricas, como no monitoramento e controle das comissões de vendedores.


E como organizar e controlar as comissões de vendedores na prática?

A seguir, destacamos dicas essenciais e básicas que todo gestor deve levar em consideração ao definir e controlar as comissões de seus vendedores. Confira!


Defina valores e percentuais factíveis


O primeiro passo no planejamento e controle das comissões de vendedores se refere à definição adequada dessa remuneração.

Em outras palavras, não há uma “receita pronta” ou padrão de comissão que se aplique para todas as vendas e produtos.

Na verdade, trata-se de um planejamento estratégico, que precisa considerar a análise e disponibilidade de uma boa margem de lucro embutida naquela venda.

Logo, a comissão de vendedores deve ser uma parcela desse ganho, mas de preferência, tomando em conta também outros fatores importantes, tais como:

  • custos de entregas;

  • riscos;

  • gastos com possíveis devoluções, etc.

Elabore uma dinâmica de funcionamento


Como bem resumimos, as comissões de vendedores são fatores estratégicos e variáveis. Portanto, isso significa que eles podem seguir modelos e dinâmicas diferentes de funcionamento.

Em outras palavras, você pode estipular valores fixos ou variáveis, conforme as necessidades e características dessas negociações, desde que haja formas viáveis e eficientes para controlar isso.


Invista em um ERP completo


Aproveitando o gatilho acima, controlar as comissões de vendedores requer mais do que organização e planejamento, mas também infraestrutura e sistemas próprios para isso.

E, sem dúvidas, um ERP é a solução ideal para realizar esse tipo de tarefa, amplificando diversas possibilidades de outros controles.


O ERP da Deltaze, por exemplo, é uma solução dinâmica, inteligente e extremamente prática para controlar as comissões de vendedores, além de outras inúmeras facilidades.

Um dos diferenciais desse software é a flexibilidade de permitir que as comissões sejam cadastradas, tanto em percentuais fixos, como variáveis, de acordo com as margem que o seu vendedor negocia naquela venda.

Enfim, essas são algumas dicas e conselhos básicos sobre como planejar e controlar as comissões de vendedores de sua empresa de forma prática, eficiente e inteligente. E, como bem vimos, hoje já há soluções completas e dinâmicas para tornar isso ainda mais viável e aplicável a qualquer tipo de empresa.

E se você curtiu o post e quer otimizar as comissões de vendedores com uma solução completa, não deixe de acessar o site da Deltaze e conferir os diferenciais desse ERP.



O6YWBJ0.jpg

Queremos conhecer as dores da sua empresa, após diagnóstico, receitar o Deltaze ERP. 

Descubra como podemos revolucionar a gestão do seu negócio. Nossos consultores farão uma analise para verificar a aderência do Deltaze ERP na sua empresa e depois poderá testar gratuitamente por 15 dias.

Entramos em contato com você!