Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55: saiba como emiti-la!


Entre os documentos necessários para as negociações do dia-a-dia de uma empresa, sem dúvidas, a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 é a mais recorrente na rotina dos empresários.

É somente a partir dela que surge a possibilidade de realizar a venda de produtos e serviços, conforme as obrigações legais.

Apesar de amplamente conhecida e utilizada por todo tipo de negócio no país, a NF-e ainda gera algumas dúvidas e pode se confundir com documentos anteriores a ela.

Além disso, muitas empresas ainda insistem em ferramentas obsoletas e complexas para a emissão desse documento, enquanto já existem soluções bem mais modernas e inteligentes disponíveis no mercado.

E é exatamente isso que vamos abordar ao longo do texto, trazendo dicas e informações úteis sobre tudo o que cerca a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55. Boa leitura!


O que é Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55?


A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 se refere a um documento fiscal 100% eletrônico. Ele precisa ser emitido em praticamente todas as operações comerciais que envolvam movimentação de mercadorias.

Em outras palavras, é o documento obrigatório em casos de:

  • vendas;

  • devoluções;

  • baixas de estoques;

  • remessas para consertos;

  • transferências, entre outros exemplos.

A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 é também uma evolução tecnológica de modelos anteriores como o modelo 1 ou 1ª Nota Fiscal de Produtor Rural.


Quais os benefícios que o documento agrega na prática?


A implementação da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 trouxe inúmeros benefícios às empresas e à sociedade como um todo, seja na questão operacional, seja na questão tecnológica.

Para se ter uma ideia dessas vantagens, destacamos alguns pontos indiscutíveis:

  • redução de custos (com papéis, arquivos etc.);

  • otimização dos controles;

  • simplificação das obrigações;

  • desburocratização dos postos de fiscalização;

  • redução de erros de preenchimentos;

  • facilidade de fiscalização;

  • mais segurança, controle e confiabilidade para o fisco;

  • redução de sonegação e falsificação do documento fiscal.


Como emitir a NF-e automaticamente a cada venda?


Hoje, com o advento de novas tecnologias, a emissão automática de NF-e é uma realidade presente na rotina de muitas empresas.

Por exemplo, há ERPs completos no mercado que já permitem emitir a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 automaticamente após a conclusão de uma venda. Inclusive, isso vale também para transações internacionais, quando a empresa realiza vendas para o exterior.

Ou seja, essa automatização substitui qualquer necessidade sua ou de sua equipe em ter que registrar e emitir o documento de forma manual. Isso agiliza todo o processo, evitando erros comuns e garantindo o cumprimento de todas as obrigações inerentes àquela operação.

Em resumo, estar em dia com as suas Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) modelo 55 é fator de extrema importância para a sua empresa e um compromisso com as questões legais de suas operações.

E como bem vimos, hoje já existem soluções completas e inteligentes que permitem automatizar toda essa gestão e agregar muito mais controle, qualidade e eficiência ao seu negócio.


Por fim, se você gostou do post e quer saber na prática como emitir suas NF-e de forma automática, não deixe de conversar com nossos especialistas e conhecer os diferenciais da Deltaze, um ERP completo para a sua gestão.

O6YWBJ0.jpg

Queremos conhecer as dores da sua empresa, após diagnóstico, receitar o Deltaze ERP. 

Descubra como podemos revolucionar a gestão do seu negócio. Nossos consultores farão uma analise para verificar a aderência do Deltaze ERP na sua empresa e depois poderá testar gratuitamente por 15 dias.

Entramos em contato com você!