Como cancelar uma nota fiscal?


A rotina empresarial brasileira é cheia de complexidades. Lidar com documentos, contratos e notas fiscais é algo que faz parte da rotina dos negócios, mas exige grande atenção.

Isso porque, por mais familiaridade e cuidado que o profissional tenha com as demandas administrativas, imprevistos ocorrem e é fundamental saber lidar com eles. E com as notas fiscais isso não é diferente.

Seja por erros de digitação, falha dos valores declarados ou mesmo a desistência de uma negociação, o empresário pode, sim, pedir o cancelamento da nota fiscal. No entanto, apesar dessa ser uma ação possível, esse é ainda um assunto que gera muitas dúvidas.

Para poder cancelar uma nota fiscal, é preciso seguir certas exigências e estar atento às regras desse processo. Neste artigo, vamos falar sobre o que fazer para cancelar uma nota fiscal!


Em quais situações é possível cancelar uma nota fiscal?


De maneira geral, as razões que mais levam as empresas a cancelar uma nota fiscal é a suspensão da venda, seja por motivos internos ou externos, erros no preenchimento de informações, e o mais comum: o cálculo incorreto dos impostos declarados.

Isso se deve pelo fato de as taxas terem muita variação, dependendo da região ou mesmo do tipo de trabalho prestado.

Caso alguma dessas situações ocorra, dá para pedir o cancelamento da nota fiscal, seguindo os critérios abaixo:

  • a emissão deve ter autorização do Fisco;

  • o cancelamento deve ser feito antes da saída da mercadoria do estabelecimento;

  • o destinatário não pode ter executado a Ciência de Emissão, etapa que precede o download do arquivo XML da NF-e;

O tempo para o cancelamento da nota fiscal pode variar de acordo com a localidade, mas no geral, o período é de até 24 horas, sendo que são os estados que definem o prazo.


É importante pontuar que, apesar de ser uma ação totalmente legal, em determinados casos podem ser aplicadas multas.


Como fazer para cancelar uma nota fiscal?


Determinar quais os passos necessários para cancelar uma nota fiscal é bastante complicado, pois os procedimentos mudam de acordo com o sistema que está sendo utilizado.

Contudo, normalmente, as opções de cancelamento estão disponíveis de forma clara no sistema, exigindo somente que o usuário solicite a ação. Logo em seguida, é preciso justificar quais os motivos que levaram ao cancelamento da nota fiscal.

Apesar de parecerem muito simples, as etapas para realizar esse procedimento devem ser feitas com máxima atenção e sem qualquer erro.

Caso uma nota fiscal seja cancelada de forma errada ou equivocada, ou seja, sem que haja a necessidade do cancelamento, a empresa terá grandes problemas e até sofrerá penalizações.

Após a realização do processo, a empresa precisa ainda escriturar a nota fiscal, que nada mais é do que uma prestação de contas que informa o cancelamento da nota ao Fisco.


Qual a importância de contar com parcerias estratégicas?


Os trâmites fiscais exigidos por lei são sempre um assunto que assusta os empresários. Por isso, contar com a parceria de um contador de confiança e experiente é essencial para ter sucesso nas ações.

Cancelar uma nota fiscal exige uma atuação rápida e assertiva para resolver tudo com agilidade. Assim, fazer todo o processo em até 24 horas é sempre a melhor solução, pois evita multas e prejuízos.

Para isso, é fundamental ter à disposição um sistema de qualidade, como o Deltaze ERPuma solução em nuvem que permite realizar o cancelamento da nota com facilidade, de acordo com o prazo que seu estado estabelece.

Com ela, o empresário otimiza seu gerenciamento com uma ferramenta completa para gerir clientes, notas fiscais, faturamento e muito mais.

Entre em contato com a nossa equipe de consultores e comece seu teste gratuito. Descubra como uma ferramenta inovadora pode colocar sua empresa no caminho do sucesso!






O6YWBJ0.jpg

Queremos conhecer as dores da sua empresa, após diagnóstico, receitar o Deltaze ERP. 

Descubra como podemos revolucionar a gestão do seu negócio. Nossos consultores farão uma analise para verificar a aderência do Deltaze ERP na sua empresa e depois poderá testar gratuitamente por 15 dias.

Entramos em contato com você!