Formação de tabela de preço


Já se pegou algumas vezes com certa dificuldade na hora de fazer a formação de tabela de preço em seu negócio? Pois bem! De fato, o que parece ser algo simples e prático, em muitos casos, requer análises especiais e até estratégias específicas dependendo do tipo de negociação ou produto em questão.

Por outro lado, o advento de novas ferramentas e sistemas de gestão já contam com funcionalidades inteligentes para a formação de tabela de preço, o que facilita demais a vida dos vendedores ou gestores, podendo criar formatos personalizados para cada tipo de item. E então, vamos direto às dicas?


Por que a formação de tabela de preço não é algo tão simples?


Formar bons preços de vendas requer basicamente considerar os custos daquele item e adicionar uma margem de lucro, certo? Bom, na teoria, sim! Mas na prática a gente sabe que não funciona de forma tão simples.

Afinal, diversos outros fatores e variáveis podem influenciar na formação de uma tabela de preços, como:

Ou seja, por mais que pareça simples, nem sempre dá para montar uma tabela de preços fixa e padronizada para todos os produtos de uma empresa. E é justamente aí, que começam as dificuldades e gargalos na hora de formar cada valor.


Quais as vantagens de formar tabelas de preços corretamente?


Como bem destacamos, a formação de tabela de preços não se define unicamente em calcular custos e margem de lucro. É preciso ter uma visão estratégica e competitiva em diferentes ocasiões e, na prática, isso demanda análises e flexibilização em determinadas negociações.

Portanto, podemos destacar que uma boa tabela de preços, devidamente planejada e trabalhada, tende a agregar inúmeros benefícios práticos à empresa, tais como:

  • maior competitividade para o negócio;

  • definição de preços mais estratégicos para cada item;

  • melhor controle de custos e margens de lucro;

  • flexibilidade de negociação;

  • menos riscos com custos e prejuízos em uma venda;

  • aplicação de descontos mais vantajosos para o comprador.

Como otimizar esse processo na prática?


Em plena Era tecnológica, insistir na formação de tabela de preço de forma manual, ou mesmo por meio das tradicionais planilhas, pode ser algo trabalhoso, ineficiente e não muito confiável.

Até porque, hoje, já existem ERPs completos e inteligentes que tiram de letra essa tarefa e permitem aos gestores e vendedores a formação de suas tabelas de preços de forma muito mais estratégica, dinâmica e personalizada para cada ocasião de venda.

Quer entender melhor isso na prática? Então, vamos lá! O Deltaze, por exemplo, desenvolveu um ERP que ajuda diretamente seus usuários com a formação de tabela de preços e, na rotina de uma empresa, isso significa que você e seus colaboradores podem formar valores de vendas de inúmeras formas, tais como:

  • cadastrar descontos progressivos;

  • definir os percentuais de custo e de markup do preço mínimo de venda (PMV);

  • estabelecer o preço sugerido de venda (PSV);

  • trabalhar com mais de um markup por tabela;

  • visualizar margem de lucro e trabalhar com mais segurança, caso precise negociar com determinado cliente.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância de otimizar a formação da tabela de preços no seu negócio. E como bem vimos, hoje já existem ferramentas completas e dinâmicas, capazes de realizar essa tarefa com total facilidade, flexibilidade e eficiência.


Curtiu? Quer saber mais e a maneira mais correta de aplicar isso na prática em sua empresa? Então, converse agora com um de nossos especialistas e agende uma apresentação do ERP do Deltaze.



O6YWBJ0.jpg

Queremos conhecer as dores da sua empresa, após diagnóstico, receitar o Deltaze ERP. 

Descubra como podemos revolucionar a gestão do seu negócio. Nossos consultores farão uma analise para verificar a aderência do Deltaze ERP na sua empresa e depois poderá testar gratuitamente por 15 dias.

Entramos em contato com você!