Open Banking: entenda o que é e suas vantagens para ERP


Saber o que é open banking e suas vantagens para o ERP da sua empresa é cada dia mais importante.

Aprovado em 2020, segundo o conceito, ele vem para trazer mais liberdade ao consumidor cliente bancário brasileiro. Ao mesmo tempo, gera benefícios para o mercado financeiro e instituições como bancos e fintechs.

ERPs, sistemas de gestão, também se beneficiam a partir dele. Neste artigo, conheça os benefícios e as vantagens proporcionados para o seu negócio.


O que é Open Banking?


Para começar, é fundamental entender o conceito e o que é o Open Banking.

O termo em tradução literal significa “banco aberto”, porém seu significado é bem mais complexo que o termo.

No Brasil, ele é definido como um projeto que visa promover o compartilhamento e integração de dados e serviços de instituições financeiras.

Assim, permitir que muitas fintechs possam oferecer serviços que hoje são disponibilizados majoritariamente por grandes bancos. No Brasil, ele deve funcionar como um Hub - modelo que propicia a prestação de múltiplos serviços a milhões de consumidores - de ofertas personalizadas nos apps bancários diretamente.


Como funciona Open Banking na prática?


O projeto do Open Banking foi aprovado no Brasil no início de maio de 2020, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central (Bacen).

Na prática, o projeto visa permitir que usuários de banco tenham maior facilidade de fazer a portabilidade entre bancos, com menos burocracia e sem que exista perda de boa parte do histórico bancário do cliente.

Esse histórico é importante para facilitar o acesso do usuário a linhas de crédito no novo banco ou fintech. Pois o projeto favorece o acesso e compartilhamento de informações bancárias, como o histórico de bom pagador de uma pessoa, entre diferentes instituições financeiras.

Agora, o cliente bancário terá autonomia na escolha das informações que serão compartilhadas com o mercado financeiro. Ele pode decidir a quantidade, tipo de informações e abrangência da divulgação de seus dados bancários.


Quais as principais vantagens e benefícios do open banking?


Agora que você sabe o que é o open banking e como funcionará aqui no Brasil, é importante conhecer seus benefícios.

Que são aproveitados tanto por consumidores, clientes bancários, quanto por empresas do setor bancário e mercado financeiro.

Alguns desses principais benefícios são:

  • Custos menores para bancos e fintechs, por meio da maior facilidade de integração e compartilhamento de dados por APIs;

  • Clientes bancários têm maior autonomia, controle, liberdade sobre seus dados e históricos bancários ao longo do tempo;

  • Maior facilidade para o cliente fazer a portabilidade entre bancos;

  • Maior diversificação de fontes de renda para fintechs e bancos;

  • Menores taxas para instituições financeiras e clientes de bancos;

  • Melhor experiência de usuário do cliente bancário.


Quais as vantagens do Open Banking para os ERPs?


Os ERPs na nuvem de empresas, especialmente de instituições financeiras como bancos e fintechs, serão beneficiados pelo open banking.

Uma vez que o projeto seja totalmente implementado, bancos e fintechs, especialmente, vão obter muitas vantagens ao integrar o open banking em seus sistemas de gestão.

Algumas dessas vantagens para o ERP são as seguintes:

  • Facilita consulta de dados de extratos bancários para conciliações bancárias;

  • Consulta de dados online via API, sem necessidade de trocas de arquivos entre o ERP e o banco;

  • Automatização de contas a pagar;

  • Registro e liquidação de boletos integrado ao ERP;

  • Automatização de conciliações bancárias;

Para finalizar, é importante que a sua empresa tenha um ERP de qualidade para fazer uma boa integração a partir do open banking. A partir do momento que entendemos a relação entre ambos, facilita a implantação da solução e otimiza os processos da empresa, além de auxiliá-la a desenvolver seus resultados do negócio.

Aproveitando que você entendeu mais sobre o sistema ERP e as vantagens da implementação do conceito do Open Box, aproveite para conferir melhor nosso sistema ERP e entenda porquê implementar na sua empresa.



O6YWBJ0.jpg

Queremos conhecer as dores da sua empresa, após diagnóstico, receitar o Deltaze ERP. 

Descubra como podemos revolucionar a gestão do seu negócio. Nossos consultores farão uma analise para verificar a aderência do Deltaze ERP na sua empresa e depois poderá testar gratuitamente por 15 dias.

Entramos em contato com você!