Pós-venda: como melhorar e fidelizar o cliente?


Qual é a atenção que você costuma dar para o pós-venda? Embora boa parte das pessoas acredite que uma negociação termina no momento da compra, ainda há uma longa estrada pela frente.

Assim, empresas que desejam construir uma boa relação com seus clientes e mantê-los mais engajados aos seus resultados, devem colocar esse tipo de preocupação no seu planejamento estratégico.

Afinal, a receita para fazer com que um cliente volte a consumir de uma empresa é justamente o atendimento após a venda ser fechada. É isso que você verá ao longo dos próximos tópicos. Vamos lá?


Torne o pós-venda uma política da empresa

Há uma série de mitos sobre o pós-venda circulando no mundo empresarial e talvez você já tenha ouvido falar de alguns deles. O primeiro é o que diz que a prática é útil apenas para alguns segmentos de mercado específicos, o que não é bem verdade.

Outro comum é o de que o investimento serve apenas quando as contas não estão conforme o esperado. O problema de selecionar o contato dessa forma é que soa pouco natural, gerando desconfiança nos clientes.

Por isso, o ideal é transformar o pós-venda em uma política da empresa. Aqui, vale demonstrar uma preocupação genuína, já um cliente satisfeito não necessariamente é fiel à marca.


Invista em atendimento de qualidade


Investir em atendimento de qualidade pensando no pós-venda pode parecer uma dica simples, mas boa parte dos empreendedores tem dificuldade para pôr em prática. Há uma razão simples por trás disso.

Na prática, o atendimento tende a piorar conforme as empresas crescem — o que é inadmissível. Isso porque a marca entra no mercado como desconhecida e o dono é pessoalmente responsável pelo atendimento.

Conforme ela cresce, há um afastamento dessa função e outras pessoas são delegadas para trabalhar com isso. Nesse caso, vale investir bem em contratações e ter uma atenção especial ao treinamento.


Transforme o cliente em um promotor da marca


Já pensou se você pudesse diminuir o dinheiro que gasta em marketing porque os próprios clientes são promotores da marca? Não só isso, e se esses mesmos clientes gastassem mais do que a maior parte dos outros consumidores?

Um dos objetivos do pós-venda é justamente esse. Consumidores satisfeitos ajudam a sua base a crescer organicamente, por meio das redes ou do boca-a-boca. “WOW Experiences” é o nome das interações que levam a esse tipo de encantamento.

Extrapolar as expectativas do público é o principal ponto das WOW Experiences, entregando algo a mais. Isso pode ser pelo estreitamento do relacionamento com o cliente, registro de feedbacks, atenção especial às reclamações, resposta a todos os contatos e por aí vai.

O pós-venda tem um objetivo simples: criar uma ligação emocional com o cliente. A ideia é promover uma experiência de encantamento, fidelizando o público. Consumidores que voltam a comprar da mesma marca gastam até 67% a mais que novos compradores.

Se você pensa em melhorar ainda mais o atendimento, a automatização pode ser um possível próximo passo. Existem diversas alternativas que podem ajudar, como os softwares ERPs e os chatbots.

E você? Conhece empreendedores que ainda não sabem como melhorar o pós-venda? Então, não deixe de compartilhar este post nas redes para que também fiquem por dentro do assunto!


Fontes:

Exame

Pequenas Empresas Grandes Negócios

Época Negócios

G1


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