Toda empresa quer crescer. Para alguns, o crescimento acontece de forma lenta durante um longo espaço de tempo, mas para outros pode ser bem rápido, quanto mais acelerado ocorre o crescimento, mais complexos se tornam os processos.
Com isso, recursos básicos de gerenciamento não são o suficiente para atender todas as demandas existentes. No entanto, uma solução robusta de sistema ERP permite que a empresa tenha as bases necessárias para suportar seu crescimento rápido e gradual, garantindo flexibilidade, mobilidade, escalabilidade e segurança nos processos.
Quer saber como um sistema ERP contribui para o crescimento de uma empresa? Continue a leitura e fique por dentro do tema!
1.Fluxo de caixa otimizado
Tanto para a sobrevivência quanto para o crescimento da empresa, manter a organização financeira é fundamental. Dessa forma, um sistema ERP permite o uso de ferramentas e recursos para análise do fluxo de caixa, fator que garante uma gestão eficiente tornando a saúde financeira da empresa mais sólida.
2.Planejamento a longo prazo
Quanto mais informações assertivas, isto é, objetivas sobre o negócio, melhor será para a tomada de decisões.
A princípio, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE) permite que a equipe gestora da empresa, assim como os analistas de negócios, possam obter dados concretos e detalhados para planejar novas estratégias a longo prazo, ou ainda, promover melhorias naquelas já existentes visando o crescimento do empreendimento.
3.Previsões de receitas e despesas
Um ERP oferece aos seus usuários os melhores recursos para que possam criar previsões mais precisas sobre as receitas e despesas da empresa. Contudo, isso é especialmente importante para o gestor, pois ao fazer uma previsão mais detalhada pode, também, trabalhar na redução de custos, evitando gastos desnecessários.
Em sumo, como as informações são precisas, é possível criar estimativas mais eficazes e realistas, evitando surpresas no futuro.
4.Capacidades de nuvem
Em síntese, a computação em nuvem revolucionou a maneira como as empresas operam. Ao ter acesso a um sistema ERP que permita o armazenamento seguro de dados na nuvem, empresas reduzem suas preocupações e trabalham com o gerenciamento de servidores locais.
Além disso, os recursos de nuvem para ERP permitem que os gerentes possam adicionar funcionalidades de acordo com as próprias necessidades do negócio. Ou seja, a empresa tem a oportunidade de usar uma ferramenta que, de fato, atenda ao seu perfil.
Os benefícios vão além: a computação em nuvem possibilita o uso do ERP para escalar os negócios de maneira mais eficiente e segura, uma vez que o sistema nunca fica desatualizado.
5.Integração
Um sistema ERP é abrangente em termos de funcionalidades. Contudo, há casos em que soluções adicionais podem ser necessárias. Afinal, conforme a empresa cresce, novas ferramentas podem ser necessárias. Nesse sentido, a capacidade de integração é um dos principais diferenciais do ERP para potencializar o crescimento, visto que conflitos tecnológicos entre os departamentos serão inexistentes.
Portanto, um sistema ERP é um investimento seguro e certeiro para quem deseja fazer sua empresa crescer. A computação em nuvem mudou positivamente essa ferramenta, tornando-a mais escalável, gerenciável e flexível.
O Deltaze – Sistema de Gestão Empresarial oferece soluções acessíveis e de última geração para pequenas e médias empresas. Faça o teste grátis e conheça todos os serviços oferecidos.
Referências/ Fontes:
https://www.deltaze.com.br/post/erp-em-nuvem
Comments